Tantric Pulsation
Da intimidade à meditação
Como o trabalho se desenvolve
O Tantric Pulsation foi desenhado por Aneesha Dillon com base nas transmissões feitas por Osho do texto sagrado Vigyana Bhairava Tantra. Aneesha integrou o Tantra ao Pulsation, método criado por ela. O Pulsation é uma abordagem corporal que trabalha através da respiração, dos movimentos expressivos e das meditações ativas.*descrição no link Pulsation
_______________
Este retiro é um convite a todas as pessoas interessadas em uma experiência profunda, intensa e ao mesmo tempo suave no campo dos afetos e das relações, especialmente as relações íntimas.
Ao longo de 5 dias, vamos compreender que o encontro íntimo requer uma conexão sensível com a natureza do corpo, com a sua vivacidade e a sua pulsação.
Além disso, é uma chance de conhecer o vasto potencial do corpo, da sua dimensão biológica à espiritual, para então explorar essa qualidade fina no encontro com um@ outr@.
Práticas
Movimentos, técnicas de respiração, dança expressiva e meditações ativas - para dissolver as couraças musculares nos setes segmentos do corpo - momento inspirado nas descobertas de Wilhelm Reich sobre a pulsação da respiração e da energia vital, sobre a carga e a descarga de energia e sobre a fórmula reichiana do orgasmo;
Ativação dos sete centros de energia (chakras);
Respirações suaves, aprofundamento das meditações individuais, meditações em casal e em grupo - técnicas do Bhairava Tantra, entre outras atividades para potencializar e apurar a sensibilidade, regular emoções e criar espaço para a troca amorosa.
As práticas ajudam a criar um terreno propício à celebração da vida, do amor e do silêncio.
Segundo momento
Vamos mover essas energias presas, de forma a dar espaço para o amor por si, pela vida e pelo outro. Depois de nos sentirmos suficientemente vivos e pulsantes, nos damos conta do quão disponíveis nos tornamos para os bons acontecimentos nas relações.
Importante
Embora o Tantra seja conhecido por trabalhar sobre a energia sexual, o Tantric Pulsation não se reporta diretamente à atividade sexual ou a manobras sexuais. Trata-se de aprender a sentir-se vivo com todas as diferentes nuances da energia vital que fluem através do corpo físico e energético, desde as camadas mais densas e instintivas, passando pelas funções de cada um dos chakras, até os reinos sutis do silêncio e da meditação.
É fundamental esse primeiro momento, para que a energia vital, há tanto tempo presa, volte a fluir com naturalidade. Quando a energia começa a fluir novamente, nos tornamos conscientes da dimensão mais sutil do corpo, o corpo energético.
O que proponho nessa experiência é oferecer a tod@s os participantes um ambiente amoroso que proporcione o suporte necessário para que tod@s possam se despir, em alguma medida, de suas armaduras, possam se permitir vibrar com mais intensidade e realmente relaxar em profundidade. E que levem consigo a qualidade meditativa aos seus encontros, em todas as suas relações". (Sushma)
Essas energias presas, acumuladas em corpos contraídos, reativos, nos impedem de relaxar. E nos tornam pessoas defendidas, com julgamentos prontos, defesas egóicas que minam o campo amoroso.
Em outras situações, as energias presas produzem corpos desenergizados, desistidos e sem vibração. O colapso, quando mal tratado, se cristaliza no corpo e suga a beleza dos encontros.
Em ambas situações, há muitos desdobramentos de alto custo para as relações: competição, ciúmes, inveja, controle, deslealdade, desistência, manipulação, e tudo mais.
Este é o momento em que as meditações tântricas se aprofundam. Vamos sentir a mente desacelerar, os espaços internos mais silenciosos e a atenção voltada para o mundo mais sutil dos sentimentos e das energias. Podemos sentir a vida se expressando em toda a sua graça, no próprio corpo e, generosamente, entre os corações.
Primeiro momento
Vamos desbloquear áreas do corpo que impedem o fluir da nossa energia vital - áreas sobrecarregadas de emoções antigas que não puderam, por diferentes razões, serem expressas – dores emocionais, vergonha, medo, inseguranças, raiva, alegria, prazer, e tantas expressões que ficaram presas no nosso sistema desde a infância.
"Aqui, entendemos que o prazer orgástico é um acontecimento espontâneo em um corpo que pulsa no amor e na celebração, em corpos que se entregam ao fluxo natural da energia de vida. Esta qualidade, esperamos que cada participante leve consigo para suas experiências de vida.
Para Osho, o Tantra é uma alquimia poderosa, que transforma os nossos centros de energia e os centros do nosso par, criando ritmo e harmonia entre eles. Até que a entrega a uma força maior, um caso de amor com a própria existência, possa acontecer naturalmente.
_______
"Esta é a mensagem do Tantra: não viva uma vida reprimida, caso contrário você não viverá. Viva uma vida de criatividade, expressão, alegria. Viva da maneira que a existência quer que você viva. Não tenha medo dos pastores.
Ouça seu corpo, ouça seu coração, ouça sua inteligência, dependa de si mesmo. Vá aonde sua espontaneidade o levar, e você nunca ficará perdido.
Seguindo espontaneamente com sua vida natural, um dia você chegará às portas do divino. Sua natureza é Deus dentro de você. Não dê ouvidos aos envenenadores, ouça a natureza. Sim, a natureza não basta; existe uma natureza superior também. Mas o superior vem através do inferior.
O lótus cresce na lama. Através do corpo cresce a alma. Através do sexo cresce o Samadhi”.
“O Tantra ensina a você o respeito pelo corpo, o amor pelo corpo. A olhar para o corpo como o maior dos mistérios da existência. O Tantra é a religião do corpo. Claro que vai mais alto, mas nunca sai do corpo. Ela está sempre enraizada. É uma religião que está realmente enraizada na terra.
O Tantra é vivo. A primeira coisa é aprender a respeitar o corpo, desaprender todas as bobagens que lhe foram ensinadas sobre o corpo. Caso contrário, você nunca irá se ligar, nunca irá se entregar, e nunca irá além. Comece do começo… o corpo é o seu começo.
O corpo tem que ser purificado de muitas repressões. É necessária uma grande catarse para o corpo, uma grande "rechana". O corpo ficou envenenado. Porque você foi contra, você teve que reprimi-lo de muitas maneiras. Seu corpo existe no mínimo – e, por isso, há infelicidade.
O Tantra diz que a bênção da vida só é possível quando você existe ao máximo, nunca antes disso. A felicidade só é possível quando você vive intensamente".
Citações Osho
_______
Agenda 2024
Retiro Tantric Pulsation - Da intimidade à Meditação
UNAH Piracanga / BA - 18 a 24 de novembro
Pré-reservas: 61 9827 406 91
Bem vind@s!!
Mande uma mensagem!
Ficou interessad@? Adoraríamos receber uma mensagem sua!
+55 61 982740691
contato@sushmatarcila.com